1º Compre uma caderneta, dessas pequenininhas,para ANOTAR TUDO– Force-se a criar o hábito de anotar seus gastos diariamente. É o único jeito de saber realmente para onde vai o seu dinheiro e descobrir onde dá para cortar.
Essa é a minha, não parece, mas ela é bem pequena.
2º PESQUISE SEMPRE – Antes de comprar, faça pesquisa de preços para saber onde pagar mais barato. Lembre-se de que nem sempre é preciso gastar sola de sapato, a internet e o telefone podem ajudar bastante. (Na minha opinião, sobre essa dica, é sempre importante usar a sola do sapato já que telefonar gasta energia e pulsos e na internet você gasta energia, papel e impressora, já andando você só gasta caloria ^^)
3º FAÇA LISTAS – Saia de casa sabendo o que você precisa comprar. Vale fazer listinha de compras pra tudo, mesmo que não seja no supermercado. (viu não estamos aqui por acaso, lista é tudo de bom!)
4ºTIRE DA CARTEIRA – Tenha menos dinheiro na mão. Crie uma “diária” para si mesma, definindo quanto pode gastar por dia e coloque apenas esse valor na carteira. “Esqueça” os cartões em casa pelo menos alguns dias da semana ou estipule que só poderá usar o cartão de crédito em dias específicos – sábado e domingo, por exemplo. “Não ando com dinheiro no bolso para evitar de gastar”, diz a produtora Beatriz David. (Essa dica é o máximoooo!)
5º TENHA UM SONHO – Quem tem uma meta financeira poupa com mais facilidade e mais estímulo. (o meu é a mamoplastia, qual é o seu??)
6º NÃO CONTE COM O FUTURO – Não gaste por conta, comprometendo valores que ainda nem recebeu, como o décimo terceiro, o dinheiro das férias ou a restituição do Imposto de Renda. Viva de acordo com o que você ganha.
7º PAGUE À VISTA – Compre à vista sempre que possível e não deixe de pedir desconto. Perca a vergonha de negociar e pechinchar. Uma opção mais radical é cancelar os cartões de crédito e pagar tudo com dinheiro ou débito em conta.(eu nunca tive cartão de crédito)
8º VIGIE OS JUROS – Fuja do cheque especial e, na hora de pagar as contas, priorize as que cobram juros mais altos.(Para mim isso significa uma coisa, não pague contas atrasadasss!)
9º POUPE HOJE – Esperar que venha aquele prometido aumento de salário para começar a poupar é um erro. A hora de começar é agora. (Uma pessoa que conheço me ensinou o seguinte- divida seu salário em três partes- dívidas, para gastar e por fim para poupar, ou seja se vc ganha 1500 reais vão ser 500 reais para cada parte, e se suas dívidas ultrapassam 500 reais tire da parte 'para gastar' e não da poupança, essa terça parte tem que ficar intacta)
10º GUARDE O QUE DÁ – Economize o que você pode. Os especialistas dizem que poupar 20% do salário é uma ótima medida. Se possível, use o débito automático para reservar o dinheiro e trate como se fosse uma conta mensal a ser paga obrigatoriamente. (eesa é uma outra dica, difere)
11º CUIDE DA SAÚDE – Comida saudável, em geral, é mais barata do que a industrializada. Prepare mais saladas, coma mais frutas. Se for possível, caminhe até o trabalho ou vá de bicicleta. Cada cigarro que você não fuma também pode ser um respiro a mais no salário. A balança e o bolso agradecem. (dieta não só emagrece \o/)
12º FAÇA VOCÊ MESMA – Pelo menos de vez em quando, faça sozinha alguma coisa pela qual costuma pagar. Idéias não faltam. Pode ser uma escova, uma faxina em casa, um banho no cachorro. (Isso é realmente importante, aqui em casa, eu tiro a sombrancelha de todo mundo, minha vó e minha mãe fazem os nossos pés e cada uma faz a sua mão, olha o quanto não se economiza!)
13º ECONOMIZE AOS POUQUINHOS – Corte pequenos gastos diários como cafezinhos, chocolates, lanches e revistas. Pode estar aí a salvação do orçamento, pois essas despesas “mínimas” levam o seu dinheiro embora sem que você perceba. Medidas simples como trocar o restaurante “à la carte” pelo quilo também podem fazer diferença no fim do mês.
14º DIMINUA O RITMO – Não elimine o lazer da sua vida, mas tente cortar os gastos pela metade. Um DVD com o maridão ou com os amigos sai mais barato que o cinema, por exemplo. (nada de ir para a balada quinta, sexta, sábado e domingo, escolha um dia nos outros invente moda ^^)
15º SEJA MODERNA – Aprenda a ler os jornais pela internet, as assinaturas on-line são bem mais em conta. Use a internet para conversar, programas como o Skype podem reduzir bastante os gastos com telefone. Experimente também algum programa de computador que ajude a organizar o orçamento doméstico.
16º PAGUE ANTES – Algumas contas, como o condomínio, podem ter desconto, se forem pagas antes do vencimento. É o oposto da multa, um prêmio para o bom pagador. Procure saber se isso ocorre no seu prédio. Se não, que tal sugerir o abatimento? (não atrase o pagamento das contassss!)
17º PROVE OUTRAS MARCAS – Muitos produtos podem ser encontrados em qualidade equivalente por preço bem mais baixo. A diferença é a marca, que certamente será mais desconhecida.
18º REDUZA AS CONTAS – Diminua os gastos com TV a cabo trocando a assinatura para um pacote mais básico. Se você praticamente só usa o celular, pode desligar a linha fixa. Se não vai à academia há um tempão, deixe pelo menos o bolso mais enxuto e pare de pagar. No supermercado, não faça compras de mês, vá toda semana, assim você aproveita as promoções e evita o desperdício. Também vale ser ecologicamente correta e economizar nas contas de água, energia elétrica e gás. (nada de tv e luz ligada a toa)
19º USE O CARTÃO A SEU FAVOR – Se o cartão de crédito dá milhas que vão garantir uma economia com passagens aéreas, pode ser um bom negócio. Mas é preciso pagar sempre as faturas em dia e à vista, sem cair no rotativo e nos juros salgados. Na hora de parcelar, nunca divida com juros. Outra dica é parcelar no cartão quando o dinheiro pode render mais em uma aplicação, por exemplo.
20º PEGUE CARONA – Fazer rodízio de carros com os colegas de trabalho reduz os gastos de todos com combustível. A opção pode ser também o transporte coletivo, como o metrô, com a vantagem de fugir do estresse do trânsito. Se não der pra abrir mão do carro, aposte num modelo flex e previna-se dos grandes gastos, fazendo revisões na hora certa, regulagem de pneus, troca de óleo e de filtros. Em alguns casos, também dá pra reduzir o valor das parcelas do seguro do carro, aumentando a franquia. Como você certamente dirige bem, pode ser um bom negócio.
Bom é isso, eu espero qu a partir de agora sobre mais dinheiro para todas nós ^^

Filha,
ResponderExcluirPasse as dicas para o eu pai, quem sabe....
te amo
mamãe
Oi querida,
ResponderExcluirConcordo e assino embaixo de todas as dicas :)
Um dia destes, vi um garotinho de uns 6 aninhos no supermercado c/a mãe. Qdo ele escolheu um salgadinho, a mãe retrucou e lembrou q o tal salgadinho estava liberado somente p/o fds!!!
Caramba, disciplina em dobro: tanto o bolso qto o corpinho agradecem - rs.
Bjos,